Foto: Cristiana Guerra com flores para Francisco, de seu próprio blog.
Encontrei o blog para Francisco há bem pouco tempo. E me emocionei, e deu um nó na garganta, e chorei. Sim, chorei. Choro lendo livros, choro vendo filmes e choro lendo lindos e sensíveis blogs, como o para Francisco. E o que dizer do para Francisco? Que é um blog de amor, sobretudo. Não aquele amor ordinário, comum, que todos vivem mais-ou-menos durante alguns períodos da vida. É um blog de um grande amor ou de vários grandes amores. Amor pelo amor, amor pela vida, amor que foi transformado em dor e transformado em cura, amor pela superação, amor pelo continuar, amor pela vontade, amor pela família, amor pelo Guilherme e amor pelo Francisco.
Cristiana Guerra é a mãe do Francisco (ou Cisco para os já intímos do blog) e é também uma mulher forte e corajosa, que teve a grandeza de expor a perda de Guilherme, pai do Francisco, dois meses antes dele nascer. Triste, doloroso, difícil. Mas Cristiana conseguiu ultrapassar a perda, a falta e a ausência, para registrar para o Cisco através do blog, o lindo amor vivido por ela e pelo Guilherme, a vida deles em conjunto, a vida em si e o Amor. Esse com A maiúsculo. O Amor maior. O grande Amor. Esse Amor que move a tudo e a todos e que, raras vezes nesse mundo, damos a sorte de encontrar.
Cristiana é uma heroína moderna que desperta o melhor de nós mesmos. Delicada e sensível, verdadeira e profunda, simples como todas nós e de uma alma enorme e bela. Com sua intensidade nos envolve em sua história sem nenhum traço de pieguice, nos mostra que apesar da dor devemos caminhar, que o amor vale à pena e é a razão de tudo, que a alegria pode chegar em momentos inesperados, que a felicidade é possível de diferentes formas.
Bem, soube que o blog virou livro. Vou correndo comprar essa lição para aprender a viver melhor. E para despertar lindos sentimentos adormecidos.